7.10.09

 

 Agora que a o PSD enfrenta o desafio da campanha eleitoral para as Autarquias Locais, muitos jovens quadros preparam-se para exercer um cargo no poder local – alguns pela primeira vez, outros numa nova posição.

 

O orgulho e a responsabilidade que esta situação impõe, trazem com eles sentimentos de antecipação e ansiedade sobre o carácter do trabalho, não só como autarca – o representante que está mais próximo do seu eleitorado no regime democrático português – mas como jovem autarca, como porta-voz da juventude para este fórum de poder local.

Vários são os desafios que se impõem a estes jovens. Começar a trabalhar num ambiente onde a generalidade das pessoas não só é mais velha mas, acima de tudo, tem mais experiência do que ele e habituar-se a padrões e processos de funcionamento novos (e nem sempre intuitivos) são geralmente os principais.

 

A verdade é que se aplica a frase feita de que os desafios são oportunidades. Antes de mais, a chegada de uma perspectiva fresca a um órgão político pode ser uma grande vantagem, precisamente por contribuir com um olhar não formatado por anos de discussões dentro de certos trâmites. Mas a novidade pela novidade pode ser um pecado ainda maior. Uma nova perspectiva e uma nova forma de actuar, padrões pelos quais a JSD sempre se pautou especialmente - e pelos quais os seus melhores quadros são conhecidos (e reconhecidos) – exigem sobretudo seriedade, responsabilidade e determinação – outros três padrões que sempre acompanharam os membros da JSD no exercício das suas funções.

 

No âmbito específico do trabalho autárquico, isto implica que o jovem autarca deve não só conhecer bem as questões relativas à sua autarquia, mas também reflectir sobre elas, sobre as possíveis soluções, e sobre novas formas de as abordar e resolver. Implica que o jovem autarca deve contribuir construtivamente em todas as fases do processo político, desde o planeamento à implementação, dando simultaneamente ouvidos à sua irreverência e à experiência de outros.

 

Afinal, é nesse equilíbrio que está a mais valia do jovem da JSD: onde a experiência e conhecimento de caminhos trilhados se encontra com a irreverência e determinação dos caminhos por traçar.

 

A todos os candidatos, muito boa sorte.

 

(Texto elaborado por José Pedro Salgado, Presidente de Mesa da JSD/B e membro da Assembleia de Freguesia de Alvalade)

:
LinkUma ideia de JSD Secção B, às 17:55  Opinar

Mensagem do Presidente

Bem-vindo ao blog da B. A Secção B sempre se distinguiu por uma forma de estar na Política, fazer Política, mas principalmente pensar Politica. Este espaço é disso representativo: um local de debate, troca de ideias e ideais. Participa, temos as portas abertas a todos os contributos! Abraço e até já! Guilherme Diaz-Bérrio
Queres saber mais? Procura-nos:
No Twitter através de http://twitter.com/JSDSeccaoB No Facebook em http://www.facebook.com/pages/JSD-Seccao-B/105330659538096?ref=mf Ou enviando-nos um e-mail a solicitar a inscrição na mailing list para seccaob.jsd@gmail.com
Notícias

Presidenciais

Acreditas em Portugal? Se acreditas no teu país e num bom Presidente, vota em algúem que tem competência, experiência de vida e que respeita os interesses do teu país. Dia 23 de Janeiro, VOTA Cavaco Silva
Órgãos da Secção
. MESA DO PLENÁRIO Presidente:
João Gomes da Silva
Vice-Presidente:
Inês Palma Ramalho
Secretário:
Ana Sofia Lamares
Suplentes:
Sara Castanho
Nuno Martins
José Carlos Pereira

. COMISSÃO POLÍTICA Presidente:
Guilherme Diaz-Bérrio
Vice-Presidentes:
João Prazeres de Matos
Joana Tenazinha
Michael Dean Fialho
Secretário-Geral:
Diogo Santos
Vogal:
Nuno Miller Bastos
Essi Leppänen da Silva
Ivan Roque Duarte
Leonor Vieira
Luís Miguel Frias Figueiredo e Oliveira
Maria Inês Bandeiras
João Lemos Esteves
Ricardo Soares
Suplentes:
Rita Fidalgo Fonseca
Miguel Botelho
Ana João Pissarra
Jorge Pinheiro
Isabel Domingues
Luís Santos
Raquel Vilão
Vasco Borges Moreira
Tiago Venâncio de Matos
Filipe Carvalho
Abel Silva
Inês Rocheta Cassiano
Ricardo Monteiro
Política de Verdade
Pesquisa no Blog
 
Think Tank
Onde estamos
Morada:
Campo Pequeno, 16-3º, Lx

E-mail: seccaob.jsd@gmail.com

Analytics