12.9.09

 

Na passada Quarta-feira, o Dr. Pedro Santana Lopes, foi apresentar no Clube Nacional de Natação o seu Programa de Mobilidade, Transportes e Estacionamento.

 


Lamento que o post não tenha sido publicado mais cedo, mas a semana foi terrível e não queria deixar de reflectir sobre esta proposta.


A primeira ideia apresentada no programa é a criação de uma Autoridade Metropolitana. Faz todo o sentido e nisso concordo com a proposta, criar uma Autoridade qualificada e direccionada para desempenhar funções nesta categoria. É que não percebo porque raio os polícias municipais têm de ser sobrecarregados com a vigilância do trânsito ao ponto de já termos a EMEL a passar multas de estacionamento, quando a sua missão nem é essa! 


Manter o Aeroporto da Portela! Se ainda nem há metro para a Portela, já se imaginaram a demorar mais meia-hora ou uma hora a chegar ao Aeroporto porque fica do outro lado do Rio? 


Terceira Travessia ferroviária: Faz todo o sentido, se queremos promover uma rede de mobilidade mais sustentável que se promovam transportes públicos como o comboio.


Quando estive a fazer inquéritos um pouco por toda a cidade, reparei que há zonas nas quais idosos e crianças têm enormes problemas para se deslocarem. Para quem já teve um acidente de percurso e fracturou uma perna ou um pé, entenderá talvez o que é subir uma rua extremamente íngreme porque a paragem do autocarro fica a 5 minutos duma pessoa jovem e com mobilidade normal mas a 10 minutos ou mais de um idoso ou de alguém com mobilidade reduzida. É para exemplos destes que servirá o Lx Porta a porta.


Sistema Gertrude? Ainda ontem estava a ouvir um amigo a comentar que António Costa colocou semáforos numa zona problemática. O meu amigo até acharia uma óptima medida...não fossem os semáforos demorar uma eternidade e levar a que desde então o trânsito se acumulasse em filas intermináveis em hora de ponta. É por isso que os semáforos devem ser úteis ao ponto de não só regular o tráfego e controlá-lo como também de promover a fluidez do mesmo.


De todas as medidas deste Plano, o que me atinge mais é o problema do estacionamento. Pegando no exemplo da minha Freguesia, o Alto do Pina, estacionar é um inferno. Os Lisboetas concordam que criar parques de estacionamento junto a terminais de transportes públicos é eficiente. Mas é necessário mais. Na minha rua existem duas escolas de condução e a ausência de parquímetros com uma estação de metropolitano por perto leva a que muitos, não residentes do bairro, estacionem na rua para apanharem o metro para os seus empregos. São necessários parques para residentes, na ausência de garagens. A conversão de logradouros em garagens também seria uma opção, no entanto implica um investimento que todos evitam. Condicionar o estacionamento em certas zonas residenciais e criar Parques de Estacionamento em Altura são óptimas ideias que já se têm provado úteis para reduzir os problemas de estacionamento na cidade.


Quanto aos Túneis/Desnivelamentos propostos, porque não? A zona de Saldanha deve ser restaurada aos peões e o trânsito fluirá mais facilmente. Também o tráfego intenso no Cp. Grande virá a ser reduzido permitindo que: a) quem mora fora de Lisboa chegue mais cedo a casa e b) os transportes públicos sejam mais eficientes e úteis.


É por isto que com Santana Lisboa tem Sentido!

 

 

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LinkUma ideia de Essi Silva, às 12:50  Opinar

De baby_boy_Swim a 12 de Setembro de 2009 às 16:33
Falta falar na grande ideia para a Praça de Espanha!

De Essi Silva a 15 de Setembro de 2009 às 11:32
Grande falha, mas também não há muito para falar. É uma óptima ideia que só virá a melhorar a qualidade de vida em Lisboa. O tráfego flui com mais facilidade e eficiência, eu não vou parar a Alcântara porque me enganei no caminho (a sinalização é tão deficiente em Lisboa!) nem tenho de esperar meia-hora no trânsito quando em 10 min estaria em casa.

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