13.4.10

 


Diz-se que em Abril, águas mil. O sol dos últimos dias deu lugar à chuva. Com o sol foi-se o nosso companheiro Nascimento Rodrigues, da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

A JSD Secção B quer, por este meio, prestar condolências à sua família, já que a falta de um companheiro jamais é suprida.

É altura de recordar o trabalho de um de nós, de um amigo, de um democrata na verdadeira acepção da palavra.

 

Cidadão exemplar, Nascimento Rodrigues promoveu sempre o prestígio da Provedoria de Justiça, defendendo uma Administração Pública mais transparente nas suas relações.

Destacou-se na luta pela liberdade sindical, pelo diálogo e negociação tripartida, pela defesa dos direitos dos trabalhadores e de uma democracia política mais comunicativa entre patrões e empregados.


Deputado à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, presidiu também à Comissão Parlamentar do Trabalho (1979-1980). Ministro do Trabalho do VII Governo Constitucional, foi consultor da Organização Internacional do Trabalho, dirigiu o Gabinete de Cooperação com África do Ministério do Trabalho e representou o VII Governo na Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho.

Em 1992 foi eleito pela Assembleia da República, presidente do Conselho Económico e Social, cargo que exerceu até 1996. Foi eleito, em 2000, Provedor de Justiça, pela Assembleia da República, e reeleito em 2004, cargo a que renunciou no dia 3 de Junho de 2009.

Foi ainda membro do Conselho de Estado.

 

Enquanto dirigente do PSD, Ministro do Trabalho, Deputado, primeiro Presidente do Conselho Económico e Social e Provedor de Justiça sempre se bateu pelos valores da justiça social, da liberdade sindical e do diálogo social tripartido.
Quando Presidente da Conferência Geral na Organização Internacional do Trabalho e responsável pela criação nos Países de Língua Oficial Portuguesa de instituições de diálogo e concertação, sempre promoveu instituições de participação social que contribuissem para o aprofundamento da democracia política.

 

 

É por isso, o grande pesar com que nos deixa. Para sempre nos lembraremos da sua contribuição para um Portugal mais democrático, com uma relação mais pacífica entre empregador e empregados e acima de tudo com transparência da Adm. Pública e Justiça.

LinkUma ideia de Essi Silva, às 16:20  Opinar

De Tiago Matos a 15 de Abril de 2010 às 16:41
Fica uma última despedida, um último adeus.

De Paulo Lopes a 17 de Abril de 2010 às 21:50
Ao contrário do que cheguei a pensar, afinal sempre houve alguém que se lembrou de fazer uma pequena homenagem a este companheiro, militante da nossa secção e que nas funções que desempenhou, quer a nível partidário quer em funções de estado, sempre soube honrar o PSD e o País.
Lamento não ter ouvido nem por parte da C. P. do PSD da Secção (por exemplo no seu blog), nem na Assembleia de Freguesia de Nª Srª de Fátima, que se realizou na ultima quinta-feira, uma palavra em memória deste tão ilustre militante.
Parabéns à JSD e em particular ao João Gomes da Silva por esta iniciativa.

Mensagem do Presidente

Bem-vindo ao blog da B. A Secção B sempre se distinguiu por uma forma de estar na Política, fazer Política, mas principalmente pensar Politica. Este espaço é disso representativo: um local de debate, troca de ideias e ideais. Participa, temos as portas abertas a todos os contributos! Abraço e até já! Guilherme Diaz-Bérrio
Queres saber mais? Procura-nos:
No Twitter através de http://twitter.com/JSDSeccaoB No Facebook em http://www.facebook.com/pages/JSD-Seccao-B/105330659538096?ref=mf Ou enviando-nos um e-mail a solicitar a inscrição na mailing list para seccaob.jsd@gmail.com
Notícias

Presidenciais

Acreditas em Portugal? Se acreditas no teu país e num bom Presidente, vota em algúem que tem competência, experiência de vida e que respeita os interesses do teu país. Dia 23 de Janeiro, VOTA Cavaco Silva
Órgãos da Secção
. MESA DO PLENÁRIO Presidente:
João Gomes da Silva
Vice-Presidente:
Inês Palma Ramalho
Secretário:
Ana Sofia Lamares
Suplentes:
Sara Castanho
Nuno Martins
José Carlos Pereira

. COMISSÃO POLÍTICA Presidente:
Guilherme Diaz-Bérrio
Vice-Presidentes:
João Prazeres de Matos
Joana Tenazinha
Michael Dean Fialho
Secretário-Geral:
Diogo Santos
Vogal:
Nuno Miller Bastos
Essi Leppänen da Silva
Ivan Roque Duarte
Leonor Vieira
Luís Miguel Frias Figueiredo e Oliveira
Maria Inês Bandeiras
João Lemos Esteves
Ricardo Soares
Suplentes:
Rita Fidalgo Fonseca
Miguel Botelho
Ana João Pissarra
Jorge Pinheiro
Isabel Domingues
Luís Santos
Raquel Vilão
Vasco Borges Moreira
Tiago Venâncio de Matos
Filipe Carvalho
Abel Silva
Inês Rocheta Cassiano
Ricardo Monteiro
Política de Verdade
Pesquisa no Blog
 
Think Tank
Onde estamos
Morada:
Campo Pequeno, 16-3º, Lx

E-mail: seccaob.jsd@gmail.com

Analytics