16.1.10
 
Há pouco vi esta caricatura bastante sui generis.
Abordando a condecoração pelo Presidente da República de Pedro Santana Lopes, mediante o seu contributo enquanto Primeiro-Ministro, dúvidas se levantam.
 
Enquanto alguns acham que a condecoração é um prémio por Cavaco ter sido responsável pela situação em que Pedro Santana Lopes se encontra, outros acham que é uma oferenda demasiado preciosa para o trabalho o ex-Primeiro Ministro durante o seu mandato.

Não sou "Santanete". De facto, durante muito tempo acusei Santana Lopes pelo Rise & Fall do PSD, alterando substancialmente de opinião ao longo dos tempos.
 
É que muitas vezes me esqueço, que a realidade retratada pelos Media não tem de ser 100% correcta.
Se Santana Lopes foi "dispensado" das suas funções governativas, não implica que fosse um PM incompetente, mas sim um político que se rodeou mal e que apanhou com um governo desamparado nas mãos, um género de bomba-relógio.

Em relação às companhias é óbvio que os seus amigos eram na verdade inimigos, incapazes de fazer aquilo que lhes competia em vez de se meterem em birras pessoais.
Há algo que nunca me esquecerei, quando ouvi Cavaco Silva, a falar dum Primeiro Ministro do SEU partido,  num artigo de opinião publicado no jornal Expresso, no qual criticava o fraco desempenho do Governo na área económica portuguesa, o que iria levar o País a continuar a empobrecer até 2006, defendendo ser preciso "afastar os maus políticos".
A isto se iria aliar a demissão súbita do Ministro da Juventude, amigo pessoal de Santana.
 
No que toca à bomba-relógio, estou certa que com a quebra de segurança política devido à transmissão de Primeiro-Ministro, Jorge Sampaio não podia ficar mais satisfeito ao ver José Sócrates a tomar de novo o poder para os socialistas.
Não digo que Santana foi uma vítima, mas teve algum azar com o que lhe fizeram,  podendo comprovar a sua competência se até os seus próprios companheiros de partido o auxiliassem.

Isto tudo para dizer, que Santana Lopes não é menos merecedor da condecoração que qualquer outro ex Primeiro-Ministro. No entanto, parece-me um pouco caricato que quem o vá condecorar, seja precisamente um dos responsáveis pela sua queda.

 

LinkUma ideia de Essi Silva, às 12:37  Opinar

De João Miguel Annes a 17 de Janeiro de 2010 às 13:36
hehe concordo especialmente com o último parágrafo Essi.
Acho que Santana Lopes não merecia o que lhe fizeram quando foi PM, e esta condecoração assume para mim contornos de um pedido de desculpas :P

Mensagem do Presidente

Bem-vindo ao blog da B. A Secção B sempre se distinguiu por uma forma de estar na Política, fazer Política, mas principalmente pensar Politica. Este espaço é disso representativo: um local de debate, troca de ideias e ideais. Participa, temos as portas abertas a todos os contributos! Abraço e até já! Guilherme Diaz-Bérrio
Queres saber mais? Procura-nos:
No Twitter através de http://twitter.com/JSDSeccaoB No Facebook em http://www.facebook.com/pages/JSD-Seccao-B/105330659538096?ref=mf Ou enviando-nos um e-mail a solicitar a inscrição na mailing list para seccaob.jsd@gmail.com
Notícias

Presidenciais

Acreditas em Portugal? Se acreditas no teu país e num bom Presidente, vota em algúem que tem competência, experiência de vida e que respeita os interesses do teu país. Dia 23 de Janeiro, VOTA Cavaco Silva
Órgãos da Secção
. MESA DO PLENÁRIO Presidente:
João Gomes da Silva
Vice-Presidente:
Inês Palma Ramalho
Secretário:
Ana Sofia Lamares
Suplentes:
Sara Castanho
Nuno Martins
José Carlos Pereira

. COMISSÃO POLÍTICA Presidente:
Guilherme Diaz-Bérrio
Vice-Presidentes:
João Prazeres de Matos
Joana Tenazinha
Michael Dean Fialho
Secretário-Geral:
Diogo Santos
Vogal:
Nuno Miller Bastos
Essi Leppänen da Silva
Ivan Roque Duarte
Leonor Vieira
Luís Miguel Frias Figueiredo e Oliveira
Maria Inês Bandeiras
João Lemos Esteves
Ricardo Soares
Suplentes:
Rita Fidalgo Fonseca
Miguel Botelho
Ana João Pissarra
Jorge Pinheiro
Isabel Domingues
Luís Santos
Raquel Vilão
Vasco Borges Moreira
Tiago Venâncio de Matos
Filipe Carvalho
Abel Silva
Inês Rocheta Cassiano
Ricardo Monteiro
Política de Verdade
Pesquisa no Blog
 
Think Tank
Onde estamos
Morada:
Campo Pequeno, 16-3º, Lx

E-mail: seccaob.jsd@gmail.com

Analytics